top of page

SAIBA QUE OCORRE NO SEU CORPO E NO CORPINHO DO BEBÊ DURANTE OS NOVE MESES DE GESTAÇÃO

Ainda que a gestação seja conhecida por durar nove meses, a forma mais precisa para estipular a data de fecundação e de nascimento do bebê é pelo número de semanas. A gravidez normalmente dura 38 semanas, ou seja, três trimestres a partir da fecundação do óvulo pelo espermatozóide.

No entanto, como nem sempre se sabe quando ela ocorreu, é de praxe contar a gravidez a partir do primeiro dia da última menstruação. Portanto, para facilitar o cálculo, considera-se que você está grávida antes mesmo da fecundação ter ocorrido! Segundo essa contagem, a duração total da gravidez é de 40 semanas (e também dura três trimestres)

A divisão por trimestres ajuda a mãe a entender quais as principais alterações pelas quais seu corpo e o feto irão passar. Portanto, tal contagem também é utilizada para acompanhar o desenvolvimento do bebê.


PRIMEIRO TRIMESTRE


SEMANAS 1 A 4

Após a fecundação, o óvulo fecundado passa por várias divisões e se transforma em embrião, para depois se transformar em feto. Se a gestação está sendo calculada a partir do primeiro dia da última menstruação, você provavelmente engravidou entre a segunda e terceira semanas. Durante o primeiro mês, seu bebê é realmente minúsculo e tem aproximadamente o tamanho de uma cabeça de alfinete.

Você poderá notar um pequeno sangramento causado pela nidação, o implante do óvulo fecundado no útero. Durante o primeiro mês, a placenta (que trará oxigênio e nutrientes para nutrir o bebê) e a cavidade amniótica estarão se formando. Mesmo que a gestação ainda esteja bem no comecinho, o pré-natal deve ser iniciado assim que a mulher descobrir que está grávida. O obstetra irá receitar a alimentação adequada, exames e assim por diante.


SEMANAS 5 A 8

O bebê ainda é minúsculo, mas seu coração, cérebro, coluna espinhal, músculos, ossos, olhos, boca e membros estão começando a se desenvolver. A placenta, que nutre o bebê, assim como a cavidade amniótica, proporcionam um ambiente seguro e quentinho para que o pequeno cresça. O cordão umbilical se forma e se conecta ao seu organismo.

Você começará a sentir os sintomas de gravidez, como náuseas pela manhã, cansaço excessivo e formigamento e dor nos seios, além de escurecimento dos mamilos. Você também poderá perder um pouquinho de peso.


SEMANAS 9 A 12

Na nona semana, o bebê já tem o tamanho aproximado de um amendoim. Sua cabeça está mais ereta e o pescoço mais desenvolvido. Durante o ultrassom, você poderá ver como o bebê se move, mesmo que não consiga senti-lo ainda. No mês seguinte, os braços e pernas são mais longos e podem se dobrar nos cotovelos e joelhos. Até o fim da 12ª semana, dentes e unhas também terão se desenvolvido. A partir de então, as chances de aborto espontâneo caem consideravelmente.

Até o final do primeiro trimestre, você ainda estará sentindo os sintomas característicos, como enjoos matinais, cansaço, sonolência e aumento do volume dos seios, além de cólicas abdominais discretas e aumento da sede. Alterações emocionais também são comuns: você poderá se sentir fragilizada e ter vontade de chorar à toa.



Visite o site da Cabocla e veja tudo que você precisa para o enxoval e para o dia-a-dia do seu bebê: www.lojacabocla.com.br

51 visualizações0 comentário
bottom of page