top of page

7 Dicas para te ajudar depois do nascimento

Com tanta gente dando opinião, é comum que a insegurança aumente e que você faça comparações — deixando-a com a péssima sensação de que não está fazendo um bom trabalho.

Fique calma, tudo isso passa. Com algumas boas orientações, você se sentirá mais segura para cuidar do seu bebê. Para ajudá-la, preparamos uma lista com 07 dicas para mães de primeira viagem, para os primeiros meses do bebê, que facilitarão bastante a sua rotina.


01. Organize a bolsa do bebê para os passeios

Os primeiros passeios mais longos do bebê parecem uma mudança. Mesmo para a consulta ao pediatra é importante ter alguns itens básicos para fazer a troca de fraldas e garantir que ele não sinta frio ou calor.

Por isso, alguns itens são obrigatórios na bolsa:

  • fraldas descartáveis;

  • lenços umedecidos;

  • pomadas contra assaduras;

  • fraldas de mão e boca;

  • forro para fraldário;

  • uma ou duas trocas de roupa, de acordo com a estação. É sempre importante ter uma muda de roupa mais fresca e uma peça mais quentinha para que você não seja pega de surpresa com as mudanças de temperatura.


02. Peça ajuda se tiver dificuldades com a amamentação

A amamentação pode ser mais difícil para algumas mulheres que para outras. Afinal, você e seu filho precisarão aprender a amamentar. Por isso, não tenha vergonha nem se sinta culpada se vocês precisarem de mais tempo para ter uma mamada tranquila e feliz.

O aleitamento materno é muito importante para a saúde e o desenvolvimento do pequeno. Então, por mais difícil que pareça, vale a pena insistir e pedir ajuda às profissionais da maternidade e do banco de leite, mesmo após a alta. Se ainda assim vocês precisarem complementar a alimentação com fórmula, não há razão para sentir-se frustrada. O importante é que seu bebê esteja bem alimentado e recebendo os nutrientes que precisa para crescer com saúde.


03. Envolva o papai nos cuidados com o bebê

Geralmente, os pais levam mais tempo para se acostumarem com o bebê, que só após o nascimento se torna real para eles. Envolver o papai nos cuidados com o recém-nascido é importante para fortalecer os laços entre eles e reduzir o seu cansaço.


04. Aceite e crie uma rotina para o bebê

Cada bebê tem a sua rotina e você precisa se adaptar a ela. Com o tempo você conhecerá melhor os horários dele e poderá criar brechas para os seus também.

Criar uma rotina para o bebê — estabeleça o horário do banho, da troca de fraldas, do banho de sol, das sonecas do dia e da hora de dormir —, pois isso é importante para que ele se sinta seguro, fique mais calmo e menos irritado.


05. Volte a trabalhar sem culpa

Se for do seu interesse (ou necessidade), retomar a carreira ao fim da licença-maternidade, faça isso em paz. Acredite: é melhor para o bebê ter uma mãe satisfeita que trabalha fora do que ter ao lado dele em tempo integral uma mãe infeliz por ter deixado para trás uma parte importante da vida.


06. Troque ideias

Esse é o seu primeiro bebê, não é vergonha não saber trocar bem uma fralda ou ter vontade de chorar junto com ele. Conversar com outras mães e ver como elas lidam com os pequenos dilemas cotidianos pode ser bem esclarecedor e inspirador para o seu dia a dia.


07. Aceite suas imperfeições

Embora esse seja o último item da lista, ele é o mais importante de todos. Tenha em mente que não existe supermãe. Você não pode prever todas as situações de risco nem evitar todas as dores do seu filho. Acredite: está tudo bem!

Você vai errar muito ainda — não só nos primeiros meses ou anos da vida do seu filho, mas enquanto viver. Afinal, você é humana e, por essa razão, é falível — assim como todo mundo. O importante é não se desesperar, observar seu filho com atenção e não ter medo de mudar de estratégia quando necessário.

Errar faz parte, chorar também. Então, abuse do seu direito e renda-se às lágrimas sempre que sentir um aperto no peito. Isso ajuda a aliviar o estresse e a retomar o controle da situação. Ser mãe é desafiador e maravilhoso. Mesmo para as mulheres que adiaram a maternidade, esse momento é de aprendizado e crescimento.



Esperamos que nossas dicas para mães de primeira viagem contribuam para acalmá-la e tranquilizá-la. Você está se preparando para a chegada do seu primeiro bebê?



Visite o site da Cabocla e veja tudo que você precisa para o enxoval e para o dia-a-dia do seu bebê: www.lojacabocla.com.br

bottom of page